15 outubro 2006
O SISTEMA DE SAÚDE DE UATI ( III )

Porém, havia um grande problema. A CASBERNJ era muito inferior a AMILDE. Enquanto a segunda tinha os melhores médicos, hospitais próprios de alta tecnologia, UTI's móveis (até com aviões e helicópteros), além de acesso total aos hospitais particulares mais avançados de UATI. Como o SOPA D'OR, O GARRA D'OR e outros. A CASBERNJ tinha uma rede acanhada e obsoleta. Com hospitais de segunda linha e que não abrangiam todas as especialidades, poucos médicos credenciados e concentrados nas zonas SUL e Central de UATI; enquanto a maioria dos habitantes residia na periferia.
Os sacerdotes e conselheiros de EGYDIUM I o aconselharam a não promover a mudança. Poderia haver revoltas e todos se lembravam dos problemas que tiveram com as outras mexidas anteriores neste ponto, que era tão sensível aos uatianos: A SAÚDE.
EGYDIUM I, do alto de sua esperteza (já adquirida com o exercício do poder por anos), não titubeou. Exigiu que os sacerdotes elaborassem uma circular contendo a nova lei de saúde de UATI. Um dos sacerdotes (o mais antigo de UATI) tentou demovê-lo da idéia. Disse-lhe que essa nova empresa era muito fraca e com atendimento obsoleto. Que o tesouro de UATI estava abarrotado e os altos impostos e taxas cobrados do povo e dos estrangeiros que negociavam com UATI já bastavam para pagar, várias vezes, os custos da AMILDE e com muita folga. Além disso, argumentou que; com as guerras e os expurgos feitos, a população de UATI havia sido reduzida a menos da metade e que essa despesa era irrisória. Optar por uma empresa inferior e ainda obrigar os habitantes a pagar mais era uma loucura... Um ato de pura avareza.
EGYDIUM I, nada falou... Mas, os presentes, sentiram o ar pesado e irrespirável.
Havia algo ruim pairando sobre eles. O regente, encolerizado, continuava calado. As veias de seu pescoço e têmporas podiam ser vistas pulsando, pareciam querer rasgar sua pele.
De repente, ele levantou-se... Todos se encolheram instintivamente (menos o velho sacerdote que já estava cansado de rastejar e sabia que ia morrer.) EGYDIUM I, surpreendendo a todos. Nada disse. Retirou-se do salão e abandonou os debates.
.

Após aquela noite, o velho sacerdote nunca mais foi visto em UATI.

Marcadores:

 
posted by Lord Sarubiano at 5:39 PM ¤ Permalink ¤


0 Comments: